terça-feira, 5 de novembro de 2019

Evangélicos levam cinema aqueles que não tem acesso.

  O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", e pelo fato de "evangélicos" quererem evangelizar, acabam dando exemplo de como levar acesso ao cinema aqueles que não tem condições de irem no cinema, vejam o que eles fizeram e fazem hoje em muitas denominações.

COMEV

  Em 1970, a COMEV começou um novo Ministério com a locação de filmes e de projetores em 16 mm. Esses pesados equipamentos e seus rolos de filmes eram transportados por todos os meios por todo o Brasil. A novidade atraía multidões, em cinemas, em igrejas, praças ou mesmo ao ar livre, que desta maneira, tinham a oportunidade de conhecer o evangelho de Cristo e ser impactados com sua poderosa mensagem de salvação. É incontável o número de pessoas que receberam a Cristo como o seu Senhor e Salvador através deste ministério.



Walter Kashel sobre o furgão, com o projetor de 16 mm e tela.


Fonte: Livro "A História dos Filmes Cristãos no Brasil (Tirado do site da COMEV)".
BV FILMS

  A BV Films fez projeções em praças públicas, igrejas e cinemas desativados.
  Projetos voltados para esse público a começar por “Salvar uma vida”, filme que aborda diversas situações vividas no cotidiano dos jovens, como sexualidade, gravidez, aborto, bullying, drogas, alcoolismo e suicídio. Lançou o projeto BV Cine, o projeto missionário que utiliza o recurso do cinema como ferramenta evangelística no Brasil e na América Latina. A primeira exibição do filme “Para Salvar uma Vida” aconteceu no dia 21/08/2010 na Igreja Nova Vida de Alcântara, São Gonçalo - Rio de Janeiro, para um público em torno de 1500 pessoas. O evento foi iniciado as 17:00 com brincadeiras e bandas tocando para animar o público, após deu-se início a projeção do filme.
  O filme foi projetado em uma noite de muita emoção e comoção por parte de diversas pessoas, desde crianças até idosos. A reação do público ao ver o filme foi totalmente positiva, principalmente, ao ver que o filme relata assuntos do cotidiano dos jovens e como eles podem lidar com essas situações.
  O que mais impressionou foi o fato de muitas pessoas se identificarem com personagens do filme e darem testemunhos que viviam em situações de risco, alguns sofreram com bullying e até mesmo já pensaram em suicídio. Nos depoimentos, alguns jovens e adultos expuseram suas maiores feridas e, neste grande evento, um impressionante e esplendoroso fato acontecido foi que mais de 50 pessoas, que ali estavam, decidiram aceitar Jesus como o único e suficiente salvador.




Exibição do filme "Para salvar uma vida" 21/08/2010, Igreja Nova vida de Alcântara São Gonçalo - Rio de Janeiro.

Fonte: Livro "A História dos Filmes Cristãos no Brasil".
Cinema Solidário

  Mas, além de atingir este público e pensando nas inúmeras pessoas que não possuem acesso à cultura e que não têm a oportunidade de entrar em uma sala de cinema, foi criado o Cinema Solidário – um projeto itinerante que leva produções gratuitamente a lugares que elas não costumam chegar.
  Um ônibus personalizado percorre quilômetros de estradas com equipamentos de última geração. O veículo estará em diversos Estados brasileiros e no exterior, como Argentina, Chile, Uruguai e Equador. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de pessoas até o final deste ano.
  Por meio do Cinema Solidário, no mês passado, o longa-metragem chegou ao Projeto Nova Canaã, em Irecê, no interior da Bahia. Esse projeto tem o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social e oferecer atendimento social e educação de qualidade em tempo integral para mais de 600 crianças e adolescentes.
  A exibição do filme foi realizada a céu aberto e reuniu mais de 5 mil pessoas entre alunos, familiares e funcionários da Nova Canaã.
Albergados
   Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, o grupo Evangelização (EVG) da Universal promoveu uma ação em prol de 30 pessoas em situação de rua que estão no Albergue Municipal Manoel Miraglia.

  Uma equipe de pelo menos 25 voluntários do projeto Anjos da Madrugada visitou o local e convidou os albergados para assistir ao filme no cinema. O intuito era que eles se inspirassem na história de superação do Bispo Edir Macedo.
  O coordenador do Anjos da Madrugada no Estado, Marcos Magalhães, acompanhou toda a ação. Ele fala por que ela foi importante: “vi um homem que saiu do Nordeste, passou por algumas cidades brasileiras e agora está em Cuiabá". Ele veio a trabalho, mas as coisas não deram certo e, por isso, ele está no albergue. Quando fizemos o convite, ele ficou lisonjeado. Dava para ver o brilho nos olhos dele e isso me marcou.



Exibição do filme "Nada Perder 2".


  Ele já estava sem esperanças porque está há muito tempo rodando pelo Brasil, longe da sua família e do seu lar. Por isso, um convite como esse pode até parecer algo muito simples, mas para algumas pessoas pode significar tudo”, disse.
Aldeia Indígena
   No Espírito Santo, a 75 quilômetros da capital, Vitória, cerca de 500 índios se reuniram, no dia 15 de setembro, para assistir ao filme, que também foi levado para lá pelo projeto Cinema Solidário.

  O local escolhido foi a Aldeia Areal. Em uma oca transformada em cinema, a maioria do público assistia a um filme pela primeira vez.
  Antes do início da exibição, todos já se mostravam ansiosos, como foi o caso de Valdirene Rosário. “A primeira edição de Nada a Perder me tocou profundamente porque apresentou uma lição de fé. Todos nós passamos por momentos difíceis, mas, em meio às dificuldades, é preciso acreditar. O filme mostra isso de forma muito real e espero aprender ainda mais com a segunda parte”, disse.

Fonte: https://www.universal.org/post/nada-a-perder-2-alcanca-todos-os-publicos/


Nenhum comentário :

Postar um comentário