sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Entrevista com o diretor Maycon Lenon, diretor do filme "Dezembro & Amor".

Morador de Mogi Guaçu-SP, Maycon Lenom é finalista do FICC na categoria "melhor Média-Metragem". Confiram abaixo a entrevista que ele deu a Marcos Pontal.

Marcos Pontal Como surgiu a ideia de produzir esse média-metragem? 

Maycon Lenon Certa vez, conversando com um dos meus alunos de um curso de cinema que ministrei em Fortaleza, compartilhamos de algumas ideias, o qual uma delas ele disse estar escrevendo um romance. Com algumas características de sua história, resolvi escrever um roteiro inspirado nessa história, o qual tinha essa temática de romance e drama. São histórias diferentes que seguem rumos diferentes, mas com a ajuda dele, escrevemos esse roteiro, o qual teve uma grande participação dele.

Marcos Pontal Diga ai, como foi a escolha do elenco e dos locais de filmagens?

Maycon Lenon Anunciei em um jornal da cidade, o qual saiu uma matéria na primeira capa, que eu gravaria um filme na cidade, e na reportagem coloquei meu contato pelo qual interessados me procuraram, e assim marquei um teste de elenco, nunca havia feito aquilo antes, como vim dos documentários, e sendo esse meu primeiro filme de média-metragem, foi muito legal e fiquei empolgado com os voluntários que apareceram, e foram muitos, um melhor do que o outro, alguns profissionais e outros amadores, a maioria estudante de teatro... A ideia era filmar 100% na minha cidade, e nos locais mais específico como cenas de uma festa na piscina e lanchonete, fizemos parcerias com profissionais locais.

Marcos Pontal Você tem projetos futuros que está trabalhando em que pode nos contar?

Maycon Lenon
Sim... em breve um curta-metragem, com um roteiro semi pronto, ainda com alguns ajustes, roteiro que desenvolvi com um excelente profissional, e que pretendo gravar nesse próximo ano. Fora este curta, já tenho um documentário gravado na selva amazônica do Peru, e que pretendo finalizar no começo de 2020

Marcos Pontal
Em quanto tempo o média foi filmado e como foi o trabalho nas principais locações?


Maycon Lenon
O filme tem 42 minutos, e foi gravado em um prazo de 15 dias. Grande parte das cenas foi gravado na casa da minha irmã que também fez uma participação em uma das cenas, e outras locações foram em praças públicas da cidade, e foram essas que tive mais dificuldade por causa do sol e som.

Marcos Pontal
Quais foram os filmes que você teve participações?


Maycon Lenon
Durante meu curso de cinema em 2015 na Jocum de Campinas, rodamos um média-metragem chamado Fanático, o qual participei como Assistente de Fotografia, o que me rendeu grandes experiências e vivência em um "set" de gravação. Após isso foquei em documentários, e já foram 4 produzidos, sendo o primeiro dele vencedor do prêmio no voto popular no festival FICC de 2017.


Marcos Pontal
O filme foi exibido somente no “Festival de Cinema de Mogi Mirim” ou existe outro local que foi exibido? Existe previsão do lançamento em DVD ou youtube?


Maycon Lenon
O filme teve sua pré-estreia no festival em Mogi Mirim, que é organizado pelo Luiz Dalbo, que é um dos produtores do Dezembro & Amor e que também faz parte do elenco do filme como o pai da Alice. Pretendo até o final de Dezembro, liberar o link do filme no Vimeo.

Marcos Pontal Sobre o filme “Dezembro e amor”, o que te motivou a abordar o vínculo familiar?

Maycon Lenon
Eu buscava uma inspiração para produzir algo que não fosse intitulado um "filme evangélico" para que a mensagem de amor, esperança e perseverança fosse pregada de uma forma que alcançasse a todos, sem vincular religião, queria que fosse algo que surpreendesse o espectador, e dentro do Festival de Cinema de Mogi Mirim pude ver isso, o feedback dos que estavam lá foi muito bom e acredito que alcancei o que buscava, tratar o vínculo famíliar, amor e esperança a todos que passam pelo que Alice passou.


Cartaz do filme "Dezembro & Amor".


Trailer do Filme



DEZEMBRO E AMOR É FINALISTA NO VII FESTIVAL
DE CINEMA FICC
Serão mais de 50 temas apresentados em palestras, painéis, fóruns e oficinas, além de mostras de cinema e noite de expressões artísticas. 



O FICC MARKET tem como objetivo principal fomentar arte e cultura no Estado do RJ, construir networking e gerar economia criativa discutindo temas como acessibilidade, inclusão social, meio ambiente, comunicação social e inteligência emocional. O evento movimenta os setores econômicos no âmbito do turismo, gastronomia, hotelaria, indústria, comércio, tecnologia, startups, ecossistema, produção cinematográfica e editorial


A sétima edição do FICC, que acontecerá na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, estará aberta ao público de 05 a 07 de dezembro. A entrada é franca e o ingresso pode ser um 1kg de alimento não perecível, um livro, ou um filme em DVD, que ficarão à disposição da população no acervo fixo da Biblioteca.

A Sala Cecília Meireles foi o lugar escolhido para a cerimônia de premiação que marcará o encerramento do festival, dia 08 de dezembro, às 14h, com apresentações musicais e o ator André Ramiro como mestre de cerimônia do evento.

Já estão confirmados para a premiação o vice-governador do RJ Claudio Castro, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira e as cantoras Ana Nóbrega e Karen Keldani. Todos terão participações especiais durante a cerimônia.


Os alimentos doados serão entregues à instituição Rio Solidários. Todos os visitantes receberão certificados de participação e, se quiserem, poderão descartar seus lixos eletrônicos no FICC MARKET.


O Festival é chancelado pelo Instituto de Eventos Ambientais com o Selo IEVA como evento sustentável.

O FICC é realizado pela Agenda Cultural Brasil e conta com a correalização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.




PALESTRAS FICC MARKET:


- MERCADO AUDIOVISUAL – PRODUÇÃO DE FILMES - ROTEIROS - FIGURINO - CARACTERIZAÇÃO – VR REALIDADE VIRTUAL - MÍDIAS DIGITAIS - PITCHING VENDA O SEU PROJETO - OFICINAS DE TEATRO - DANÇA - HIP HOP - RAP - MUSICA DIGITAL

- JORNALISMO & DOCUMENTÁRIO - MULTIPLICAÇÃO DE IDEIAS - CAPTAÇÃO DE RECURSOS - LUCROS E RENTABILIDADE - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - NEUROCIÊNCIA - ACESSIBILIDADE - MOSTRA DE CINEMA FAVELA CRIATIVA - EXIBIÇÕES DE FILMES - NOITE DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS - AÇÕES HUMANITÁRIAS - STANDS - ESPAÇO GOURMET - BAZAR - SORTEIOS E MUITO MAIS 


PALESTRANTES:


Fernanda Brum - Cantora, escritora e pastora. 25 anos de carreira (22 deles na MK Music) com dois prêmios Grammy Latino;


Dra. Claudia Valéria Mello - Juíza Federal e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF da 2a Região;


Prof. Gedir da Costa - Neurocientista, diretor de estudos da Cidade do Cérebro, escritor nas áreas do cérebro e inteligência; consultor de empresas;


Reinaldo Santos – Diretor-executivo da SAT-7 no Brasil, rede de televisão que alcança 400 milhões de telespectadores;


Ariel Cohen - Dramaturgo, roteirista, ator, bailarino, diretor de caracterização makeup e Efx, diretor teatral e cinematográfico, ilustrador e animador. Makeup em LA - EUA. Principais clientes: Fox, Netflix, Visom, Record, Globo, Disney, Endemol, Universal Studios, Avon, Vogue;


Renato Troglo - Especialista em desenvolvimento mental. Treinador cerebral e emocional de atletas, especialista emocional clínico;


Erica Paes - Coordenadora Esportiva de Empoderamento Feminino; Faixa Preta de Jiu-Jitsu;


Nixxon Alves - Bacharel em cinema, pós-graduado em roteiro para cinema e TV. Roteirista do sitcom Mano a Mano;


Daniel Brunet - repórter, documentarista e roteirista. Entre muitos outros palestrantes.


Para adquirir stands, entre em contato com a direção do evento.


As vagas são limitadas! Para se inscrever, acesse o site e reserve seu lugar  Festivaldecinemaficc.com


Assista o vídeo de divulgação:  https://youtu.be/KSCScU-1EwE



SERVIÇO;
 
VII Festival de Cinema FICC


Site: festivaldecinemaficc.com
Feira e Premiação: Dezembro/2019
Jornalista e Assessora de Comunicação: Daniele Carvalho
Contatos: 55 21 98021-5018

Assessora de Imprensa SECEC: (21) 2332-9062

E-mail: imprensa@cultura.rj.org.br



Direção Geral: Veronica Brendler
Produção: 55 21 98077-7779

2 comentários :