quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Hakani: Uma Menina Chamada Sorriso






Conheça os filmes gospel que vai passar nos cinemas do Brasil: www.visaoespiritual.com.br/cinema.html

Hakani
Uma Menina Chamada Sorriso

Hakani nasceu em 1995, filha de uma índia suruwaha. Seu nome significa sorriso e seu rosto estava sempre iluminado por um sorriso radiante e contagioso. Nos primeiros dois anos de sua vida ela não se desenvolveu como as outras crianças -- não aprendeu a andar nem a falar. Seu povo percebeu e começou a pressionar seus pais para matá-la. Seus pais, incapazes de sacrificá-la, preferiram se suicidar, deixando Hakani e seus quatro irmãos órfãos.

A responsabilidade de sacrificar Hakani agora era de seu irmão mais velho. Ele levou-a até a capoeira ao redor da maloca e a enterrou, ainda viva, numa cova rasa. O choro abafado de Hakani podia ser ouvido enquanto ela estava sufocada debaixo da terra. 
Em muitos casos, o choro sufocado da criança continua por horas até cair finalmente um profundo silêncio -- o silêncio da morte. Mas para Hakani, esse profundo silêncio nunca chegou. Alguém ouviu seu choro, arrancou-a do túmulo, e colocou nas mãos de seu avô, que por sua vez levou-a para sua rede. Mas, como membro mais velho da família, ele sabia muito bem o que a tradição esperava dele.

O avô de Hakani tomou seu arco e flecha e apontou para ela. A flechada errou o coração, mas perfurou seu ombro. Logo em seguida, tomado por culpa e remorso, ele atentou contra a própria vida, ingerindo uma porção do venenoso timbó. Para Hakani, ainda não era a hora de cair o profundo silêncio; mais uma vez ela sobreviveu.

Hakani tinha apenas dois anos e meio de idade e passou a viver como se fosse uma amaldiçoada. Por três anos ela sobreviveu bebendo água de chuva, cascas de árvore, folhas, insetos, a ocasionalmente algum resto de comida que seu irmão conseguia para ela. Além do abandono, ela era física e emocionalmente agredida. Com o passar do tempo Hakani foi perdendo seu sorrido radiante e toda sua expressão facial. Mesmo assim o profundo silêncio não caiu sobre ela. Finalmente foi resgatada por um de seus irmãos, que a levou até a casa de um casal de missionários que por mais de 20 anos trabalhava com povo suruwahá. 

Esse casal logo percebeu que Hakani estava terrivelmente desnutrida e muito doente. Com cinco anos de idade ela pesava 7 quilos e media apenas 69 centímetros. Eles começaram a cuidar de Hakani como se ela fosse sua própria filha. Eles cuidaram dela por um tempo na floresta, mas sabiam que sem tratamento médico ela morreria. Para salvar sua vida, eles pediram ao governo permissão para levá-la para a cidade.

Em apenas seis meses recebendo amor, cuidados e tratamento médico, Hakani começou a andar e falar. Aquele sorriso radiante voltou a iluminar seu rosto. Em um ano seu peso e sua altura simplesmente dobraram. Hoje Hakani tem 12 anos, adora dançar e desenhar. Sua voz, antes abafada e quase silenciada, hoje canta bem alto -- uma voz pela vida.

Saiba mais sobre o Infanticídio Indígena em Terras Brasileiras:
Atini - Uma Voz pela Vida: http://bit.ly/infanticidio7 
Carta Aberta do Movimento Indígena: http://bit.ly/infanticidio6 
Casa das Nações: https://youtu.be/lbWd7zm97f0
Decisão Judicial: https://youtu.be/VZ6QqBkqM8I 
Hakani: Uma Menina Chamada Sorriso: http://bit.ly/infanticidio5 
Infanticídio Indígena em Tribos Brasileiras: http://bit.ly/infanticidio4 
Link de Download no 4Shared (1.35Gb em HD): http://bit.ly/infanticidio4 
Link de Download no Dailymotion (240p. 380p. 480p): http://dai.ly/x2s6s83
Presidente da Funai: https://youtu.be/ocOTzQ1oqD0 
Quebrando o Silêncio: http://bit.ly/infanticidio3 
Tradição em Aldeias Indígenas (Record): http://bit.ly/infanticidio2 
Tradição Indígena (Globo): http://bit.ly/infanticidio1 
Xingu Investigado: http://bit.ly/infanticidio8 

Participe deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro que Nós Queremos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário